Buscando
Por favor, espere

São Luis e Lençois, Maranhão, Brasil

INCLUI

¤ Parte aérea de ida e volta;
¤ Traslados de chegada e saída (em São Luís e (*)Barreirinhas).

SÃO LUÍS:
¤ Hospedagem por 03 noites (1ª, 6ª e 7ª) no hotel escolhido com regime correspondente + taxa de serviços;
¤ Passeio pela cidade;

LENÇÓIS MARANHENSES (BARREIRINHAS):
¤ Hospedagem por 04 noites (2ª, 3ª, 4ª e 5ª) na pousada selecionada com regime correspondente + taxa de serviço;
¤ Passeio em veículo toyota bandeirantes (jardineira) até os grandes Lençóis (lagoas e dunas) – duração de 4 horas;
¤ Passeio em lancha voadeira pelo Rio Preguiça visitando os povoados de pescadores em Vassouras, Mandacaru e Caburé – duração de 6 horas.

(*)Traslados SAO LUIS/BARREIRINHAS/SAO LUIS:
Traslado terrestre (390km/3 horas aprox.):
¤ Feito em Van ou micro-ônibus);
¤ Saída a partir das 07:00h e retorno às 16:00h.

O DESTINO

Folclore e Cultura
Festiva e folclórica. Nem de perto essas palavras resumiriam a forte cultura são-luisense, mas são bons indicativos para promover esse povo, que abriga as heranças culturais dos europeus, negros e índios e é só alegria e festas no mês de junho, quando as festas juninas entram em cena na cidade inteira.

História
Embora azulejos portugueses adornem os antigos casarões da cidade e carimbem seus cartões postais, o nascimento de São Luís veio de uma caravela francesa, em 1612. Porém, os colonizadores do então rei-criança da França, Luís XIII, só tiveram tempo de construir um forte a beira-mar batizando-o com o nome de sua jovem majestade, pois os portugueses invadiram a colônia francesa e os expulsaram em pouco menos de três anos.
Os holandeses ainda se apossaram do território entre os anos de 1641 e 1644, mas Portugal logo reconquistou sua colônia e fundou o estado do Maranhão para evitar futuros problemas.
São Luís se acomodou, neste período, na exportação de cana, tabaco e cacau. Essa atividade se manteve até o fim do século XIX, quando a agricultura na região entrou em declínio, mas foi tempo suficiente para enriquecer e modernizar a cidade. Não é à toa que São Luís, no seu apogeu econômico e contato com cidades européias, recebeu a alcunha de “Atenas Brasileira”, também pela afinidade literária que até hoje é característica no local.

Quando ir e não ir
Se a chuva impede a viagem de alguém, o melhor é visitar São Luís entre os meses de julho e dezembro. Mas dá para arriscar também o mês de junho, quando ocorrem as maiores festividades na região.

ATRAÇÕES

Pontos turísticos da região
Palácio dos Leões – Datado de 1612, quando os franceses aportaram e criaram essa fortificação, o Palácio dos Leões atual sofreu diversas reformas e hoje é a sede do Governo do Estado do Maranhão.

Igreja da Sé – Construída poucas décadas após a fundação de São Luís, a Igreja da Sé passou por muitas reformas e inclusive chegou a desmoronar, mas hoje está reerguida após algumas mudanças e uma grande revitalização, datada de 1922.

Solar dos Vasconcelos – Construção preparada para receber restauração.

Praia Ponta D’Areia – Águas calmas, vista para construções do período colonial. Essa é a praia mais popular de São Luís e convida diariamente seus visitantes a desfrutarem de uma bela tarde na capital do Maranhão.

Praias de São Marcos e Marcela – Abrigam também um grande número de visitantes, em sua maioria jovens, pela preferência de surfistas pela Praia da Marcela, continuação da Praia de São Marcos.

GASTRONOMIA

Comida típica
Herança da culinária indígena, européia e africana, as receitas em São Luís agregam muito à pesca e à agricultura. Famosos na região, o arroz de cuxá e a caldeirada fazem o gosto dos cidadãos e visitantes.

Não deixe de experimentar
Os frutos do mar preparados à base de leite de coco são um espetáculo à parte na culinária em São Luís. Para os apaixonados por frutos do mar, receitas que envolvam camarão, siri e caranguejos chamam a atenção.

Praças de alimentação
O Centro Histórico abriga não apenas todo aquele acervo arquitetônico, como também um grande conjunto de restaurantes especializados na culinária local e internacional.

Solicite mais informações

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Principais Destinos

Tempo nas Capitais do Brasil

E no Facebook…