Buscando
Por favor, espere

Arraial D’Ajuda, Bahia, Brasil

INCLUI

¤ Parte aérea de ida e volta (via Porto Seguro);
¤ Traslados de chegada e saída;
¤ Hospedagem por 07 noites no hotel escolhido com regime correspondente + taxa de serviços.

O DESTINO

Folclore e Cultura
Inicialmente um vila de pescadores, o Arraial d’Ajuda mantém a tradição e é famoso pelas crenças, lendas e causos. Além, é claro, da cultura baiana que atravessa o rio e se anexa ao vasto cardápio folclórico de Arraial d’Ajuda. E o artesanato, ainda inspirado pelos hippies do passado, dá personalidade à cultura de Arraial d’Ajuda. São os mais diversos produtos feitos com conchas, madeira, cerâmica e pedras que dão um charme maior e único à vila.

História
Entre os municípios de Trancoso e Porto Seguro (fazendo parte do território deste segundo) se encontra o vilarejo de Arraial d’Ajuda, um belíssimo local mesclando o que há de melhor dos seus vizinhos: o clima animado e festivo de Porto Seguro com o charme exótico de Trancoso.
Sua história tem início com a lenda de que um lavrador havia encontrado a imagem de uma santa a caminho do trabalho. O trabalhador levou-a para casa, mas se surpreendeu no dia seguinte ao descobrir que ela estava no mesmo lugar em que ele a pegou no dia anterior. Após três dias levando-a para casa e a reavendo naquele mesmo local, os moradores decidiram erguer ali uma pequena capela para a santa.
Em meados do século XVI, os jesuítas aportaram por lá e logo ergueram uma igreja em homenagem à imagem encontrada de Nossa Senhora do Rosário. Mas a Igreja foi batizada de Nossa Senhora d’Ajuda por ser mais conhecida por auxiliar os nativos em seus pedidos. A vila ainda recebe muitos romeiros durante o ano inteiro.
A popularização de Arraial d’Ajuda começou mesmo na última década de 70, quando alguns dos pacíficos e liberais representantes do movimento hippie que aflorava na época encontraram naquele pedaço de terra um refúgio contra os gritos opressivos da ditadura. Não tardou muito para que eles se instalassem por lá e transformassem o Arraial d’Ajuda em um local colorido, de pessoas amistosas e arquitetura rústica e charmosa.

Quando ir e não ir
Não tão barata quanto Porto e Seguro e com preços mais acessíveis do que Trancoso, o Arraial d’Ajuda é recomendável o ano inteiro para se visitar, pois não possui um período de chuvas específico e suporta o delicioso clima nordestino durante os 365 dias do ano.

Pontos turísticos da região
Igreja Nossa Senhora d’Ajuda – Construída em 1549 pelos jesuítas, a igreja guarda em seu interior a imagem de Nossa Senhora do Rosário, a figura que gerou a construção de um templo menor alguns anos antes. Reza a lenda que um lavrador a encontrou no mato e levou-a para casa. O homem foi surpreendido pela manhã ao descobrir que a imagem estava no mesmo local em que ele a havia encontrado no dia anterior. Após três dias de frustradas tentativas de levá-la para casa, os pescadores locais construíram uma capela, que logo se tornaria a igreja erguida pelos jesuítas.

Praia de Taipe – Praia isolada de águas escuras embelezada pelas enormes falésias que a circundam. Ótimo local para descanso e pesca.

Praia de Pitinga – A beleza das águas esverdeadas, com a leve brisa que sopra em dias ensolarados, faz da Praia de Pitinga um dos mais procurados locais de lazer dos turistas. Como acompanhamento, a praia possui diversas barracas com muitas opções de petiscos, como o peixe na telha, a especialidade local.

Praia de Mucugê – É a praia mais movimentada de Arraial d’Ajuda, devido à proximidade com o vilarejo. Possui opção de alugar caiaques e cavalos, além da grande quantidade de quiosques e barracas para tornar o dia de praia mais saboroso e relaxante.

FESTAS E EVENTOS

Calendário de festas e eventos
Janeiro
- Folia dos Reis;
- Festa de São Sebastião.

Fevereiro
- Festa de Iemanjá;
- Carnaval;
- Festa de São Brás.

Agosto
- Festa de Nossa Senhora d’Ajuda.

Setembro
- Festa de Cosme e Damião.

Dezembro
- Reveillon.

GASTRONOMIA

Comida típica
Variedade é o nome da culinária em Arraial d’Ajuda. Restaurantes argentinos, cantinas italianas, pizzas, especialidades mexicanas, francesas, regionais e tantas outras salpicam os estabelecimentos da vila.

Não deixe de experimentar
Para quem não conhece a culinária baiana, os muitos restaurantes e bares de Arraial d’Ajuda oferecem o que há de melhor das receitas regionais. Há também diferentes pratos para aqueles que procuram conhecer os cardápios internacionais que já fazem parte do vilarejo.

Praças de alimentação
Na Rua do Mucugê se encontra a maior concentração de restaurantes e bares de Arraial d’Ajuda. Cardápios para todos os gostos e apetites.

Solicite mais informações

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Principais Destinos

Tempo nas Capitais do Brasil

E no Facebook…